A Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (Seplan) deu início ao processo de elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026 com a realização de oficinas voltadas para os técnicos dos órgãos do Poder Executivo estadual. As capacitações, realizadas nos dias 4 e 5 de agosto, no auditório da Seplan, tiveram como foco o uso da plataforma COTAS-PI, ferramenta que será utilizada para a programação orçamentária referente ao exercício de 2026.

A plataforma COTAS-PI permite o cadastramento, acompanhamento e ajustes das cotas orçamentárias, promovendo mais transparência e eficiência na elaboração do orçamento. O objetivo das oficinas é garantir que as propostas orçamentárias sejam acessadas de forma segura, ágil e interativa. A tecnologia permite aos técnicos acessar as cotas de maneira facilitada e com a utilização de marcadores orçamentários, seguindo a metodologia dos Marcos de Médio Prazo.

O que é o PLOA 2026 e sua importância
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) é o documento que define como o Governo do Estado aplicará os recursos públicos ao longo do próximo ano, detalhando receitas e despesas previstas, investimentos estratégicos e manutenção das políticas públicas. O PLOA 2026 será elaborado com base nos eixos estratégicos do Plano Plurianual (PPA 2024-2027), alinhando os projetos e programas governamentais às prioridades definidas para a sociedade.
“A elaboração do PLOA é uma etapa fundamental para assegurar que os recursos do Estado sejam aplicados com eficiência e em consonância com as prioridades do governo e da população”, destaca Salvador Lopes, diretor de orçamento da SEPLAN.
Os dados inseridos na plataforma COTAS-PI serão utilizados para consulta, análise e possíveis ajustes nas cotas orçamentárias. Esta etapa é crucial para que a elaboração e a execução orçamentárias ocorram de forma organizada e eficiente.
Com as oficinas e treinamentos, a Secretaria do Planejamento fortalece, junto às secretarias estaduais, o entendimento sobre as novas tecnologias e mudanças implementadas no processo orçamentário, com o objetivo de ampliar a agilidade e a qualidade das informações utilizadas nas peças orçamentárias.