Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

SEPLAN realiza ação para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para servidores

Compartilhar:

A Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), está promovendo, por meio do Programa Retribuir, uma ação voltada à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os servidores da SEPLAN. Ao longo da iniciativa, mais de 85 servidores deverão emitir o novo documento, que passou a ser obrigatório para todos os servidores estaduais.

Em setembro, o Piauí atingiu um marco histórico em cidadania digital, com 40% da população já possuindo a CIN — o maior percentual do país, à frente do Acre, que registra 28%. A ação acontece durante toda esta semana de outubro, na sede da SEPLAN, das 8h às 12h, oferecendo praticidade e comodidade aos colaboradores que precisam emitir a nova carteira.

Segundo o diretor de Gestão Estratégica para Pessoas e coordenador do Programa Retribuir, Karol Jefessom, a iniciativa permite que os servidores realizem o procedimento sem enfrentar filas e sem precisar se deslocar de seu local de trabalho.

“A emissão da Carteira de Identidade Nacional dentro da própria SEPLAN atende a uma exigência do decreto estadual, que tornou obrigatória a emissão do novo documento pelos servidores estaduais, e, ao mesmo tempo, oferece um serviço que valoriza o tempo e a comodidade de nossos colaboradores”, destacou Karol Jefessom.

A ação está alinhada ao compromisso da gestão do governador Rafael Fonteles de garantir que 100% da população piauiense esteja atualizada com a nova carteira até 2026.

Com essa iniciativa, a SEPLAN reafirma seu papel como órgão que integra políticas de gestão de pessoas a ações concretas, promovendo um ambiente de trabalho mais organizado, eficiente e conectado às transformações digitais do Estado. A medida cumpre o disposto no Decreto Estadual nº 24.080/2025, que tornou obrigatória a emissão da CIN para todos os servidores estaduais — efetivos (ativos e inativos), comissionados, terceirizados e temporários.

Compartilhar: