Encontro celebrou conquistas, alinhou metas para 2025 e destacou o papel dos servidores na construção de uma gestão pública mais eficiente e inovadora
A eficiência da gestão pública no Piauí começa com o compromisso de seus servidores. Com essa visão, a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizou, na manhã desta terça-feira (30), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o evento Estratégia Seplan 2025. Voltado para os servidores da pasta, o encontro teve como objetivos principais celebrar avanços já alcançados, alinhar novas metas e fortalecer o planejamento estratégico do estado.

Nos primeiros nove meses de 2025, o Piauí conquistou avanços relevantes que o posicionam como referência em pautas de interesse nacional. A Seplan, por meio de uma equipe multidisciplinar de analistas e técnicos, têm desempenhado um papel central nesse cenário — promovendo a alocação inteligente de recursos, subsidiando outras secretarias com dados qualificados e contribuindo para políticas públicas mais eficazes. Um dos principais instrumentos desse trabalho é o Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET), que tem sido essencial na promoção da transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos.
A atuação da Seplan tem contado com o apoio técnico da MOTRIZ, organização sem fins lucrativos que apoia governos locais na melhoria da qualidade dos serviços públicos. Durante o evento, o gerente de implementação da metodologia MOTRIZ, Cassiano Archas, destacou a importância da integração entre equipes e do fortalecimento do propósito comum de transformar a administração pública estadual.

“Estamos muito felizes em participar dessa parceria. Acreditamos que o fortalecimento do governo acontece por meio das pessoas, considerando suas diferentes trajetórias de vida, estudo e realidade. Esse encontro é uma oportunidade fundamental de alinhamento e coesão”, afirmou Archas.
A programação incluiu debates sobre temas estratégicos para o futuro do Piauí, como a expansão das energias renováveis, mineração sustentável e os reconhecimentos recebidos pela boa gestão dos recursos públicos. O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, destacou a relevância do planejamento baseado em dados e da atuação de cada servidor na construção de um estado mais justo e desenvolvido.
“A liderança de cada setor e o papel individual de cada servidor são essenciais nesse processo. Traçar estratégias só faz sentido quando colhemos, analisamos, reavaliamos e monitoramos dados para subsidiar políticas públicas com foco no desenvolvimento econômico e social do Piauí”, enfatizou Bonfim.

Um dos momentos marcantes do evento foi a apresentação dos novos analistas governamentais, aprovados no mais recente concurso público da secretaria e já empossados. As superintendências também tiveram espaço para apresentar suas missões e reafirmar os objetivos dentro do organograma institucional.
Com iniciativas como o Estratégia Seplan 2025, o governo do Piauí reafirma o compromisso com uma gestão moderna, colaborativa e orientada por resultados, que coloca os cidadãos no centro das políticas públicas.