Visando garantir uma transição tranquila e planejada para os servidores públicos estaduais que estão se aproximando da aposentadoria, o Governo do Piauí, por meio das Secretarias do Planejamento (Seplan) em parceria com a Secretaria da Administração (Sead), promoveu nos dias 4 e 5 de setembro, no auditório do Sebrae, o primeiro Workshop “Retribuir Futuro: Planejando Novos Caminhos”.
A iniciativa integra o Programa Retribuir, da Superintendência de Gestão da Seplan, e teve como objetivo valorizar os servidores em fase de transição para a aposentadoria, promovendo reflexões sobre o futuro e incentivando o planejamento de uma nova etapa com saúde, segurança e propósito. A programação abordou temas essenciais para essa transição, incluindo saúde financeira, perspectivas após a aposentadoria, segurança digital e crimes cibernéticos, uso da inteligência artificial a favor dos servidores, prevenção a fake news, construção de segurança financeira e propósito no futuro, além de atividades práticas para visualizar a trajetória e os planos pessoais.
O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, reforçando ações voltadas ao bem-estar, à equidade e à continuidade produtiva dos servidores.
O Diretor de Gestão Estratégicas para Pessoas da Seplan, Karol Jefessom, destacou que o workshop é resultado direto do Programa Retribuir, criado em 2023, e busca humanizar a fase de transição para a aposentadoria.
“Esse programa tem três eixos de atuação: integrar, preparar para a aposentadoria e cuidar após a aposentadoria. O workshop se encaixa no segundo eixo, que é preparar para a aposentadoria. Quando iniciamos a gestão em 2023, identificamos que a maioria dos servidores já tinha direito à aposentadoria, mas ainda estava em exercício. Então, era necessário criar uma iniciativa que trouxesse conforto, orientação e humanização nesse processo”, explicou.

Durante o evento, estandes de instituições parceiras ofereceram atendimentos e orientações nas áreas de saúde, previdência, educação continuada, finanças e qualidade de vida, com participação de órgãos como CIASPI, Escola de Governo, Piauí Prev, ADH, SASC, SECULT, SAF e BADESPI, além de instituições como Banco do Nordeste, Sebrae e UFPI.
“Contamos com a participação de instituições públicas e privadas, como Banco do Nordeste, Sebrae e Badespi, que ofereceram consultorias financeiras e de marketing, além de informações sobre empreendedorismo e planejamento. Esse encontro oportuniza aos servidores acesso a conhecimentos e serviços que ajudam a tornar essa transição mais tranquila e segura”, destacou o Diretor de Gestão Estratégica para Pessoas, Karol Jefessom.

Para os servidores, o workshop trouxe acolhimento e perspectivas positivas para o futuro. Domingas Mendes Vieira Leda, funcionária da Seplan há 43 anos, compartilhou sua experiência. “No início eu fiquei um pouco receosa, mas depois de assistir às palestras e entender o objetivo do projeto, fiquei maravilhada com tudo o que foi exposto aqui. Já senti que minha aposentadoria vai ser muito boa. Me abriu muito a mente e tirou aquela preocupação com relação à aposentadoria. Gostaria de parabenizar a secretaria por ter proporcionado esse lindo evento, o nosso amigo Karol, que foi o mentor de tudo isso, parabéns também a toda a equipe que participou, os palestrantes, tudo foi maravilhoso”, contou.

A realização do workshop reforça o compromisso do Governo do Estado em valorizar a trajetória dos servidores públicos e apoiar o planejamento de novas etapas de vida, com foco no bem-estar integral, na segurança e na continuidade produtiva.