Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan realiza seminário Pró-Equidade e lança cartilha de diversidade e inclusão no serviço público

Compartilhar:

Iniciativas do Comitê Permanente de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão reforçam compromisso com ambiente de trabalho mais justo e representativo.

A Secretaria de Planejamento (Seplan) realizou, nesta segunda-feira (30), o seminário “Pró-Equidade”, marcando um importante passo na promoção da diversidade e inclusão no serviço público piauiense. Durante o evento, foi lançada a “Cartilha de Diversidade e Inclusão no Serviço Público”, material produzido pelo Comitê Permanente de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão da secretaria.

O Secretário de Planejamento, Washington Bonfim, enfatizou a relevância do tema no cenário atual. “A política mais atacada é a de equidade e inclusão. Então, esse é um momento importante para a gente refletir, dentro do contexto histórico atual, mais agravado diante dessas questões, como podemos agir enquanto Secretaria de Planejamento, que inclusive tem uma capacidade de se comunicar e planejar junto das outras secretarias pela sua natural transversalidade dentro do governo”, declarou o Secretário.

O seminário, contextualizado pelo Mês do Orgulho LGBTQIA+, teve como convidado especial Vitor Kozlowski, Gerente de Enfrentamento à LGBTfobia da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC).

O palestrante ressaltou a importância da educação em direitos humanos e da inclusão da pauta da diversidade nos planejamentos governamentais. “Nossa atuação passa por vários projetos e ações que envolvem principalmente o trabalho de educação em direitos humanos com foco na temática de diversidade e promoção da cidadania no enfrentamento à LGBTfobia”, afirmou. Ele mencionou a realização de pactos com municípios e ações intersetoriais para influenciar a inclusão da população LGBTQIA+ nos orçamentos gerais, como nas políticas de assistência social, saúde e educação.

Lara Danuta, presidente do Comitê Permanente de Diversidade, Gênero, Raça e Inclusão da Seplan, destacou a abrangência do material apresentado. “Hoje, no seminário Pró-Equidade, vamos abordar o tema da diversidade de forma geral, com ênfase especial neste mês do orgulho LGBTQIA+”, explicou. Ela acrescentou: “Além disso, nós, enquanto Comitê Permanente, vamos lançar a cartilha Diversidade no Serviço Público, que trata de temas como diversidade, inclusão, terminologias de gênero e raça, pessoas com deficiência e também etarismo. Consideramos esse material um instrumento fundamental para orientar e sensibilizar os servidores da Secretaria de Planejamento.”

A cartilha reúne orientações práticas e fundamentos legais sobre temas essenciais para a promoção de um ambiente público mais inclusivo e equitativo. Entre os tópicos abordados estão: equidade, identidade de gênero e orientação sexual, igualdade racial e enfrentamento do racismo, inclusão de pessoas com deficiência (PcDs), liberdade religiosa e respeito às diversas origens, além do combate ao etarismo e da valorização das relações intergeracionais. O documento reafirma que reconhecer e valorizar a diversidade fortalece a gestão pública e reforça o compromisso do Estado com a dignidade e os direitos de todas as pessoas.

Acesse a Cartilha aqui.

Compartilhar: