Evento marcará novo capítulo do compromisso do Estado com a Agenda 2030 e apresentará a releitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável inspirada na arte rupestre piauiense
A Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (SEPLAN) realizou nesta quinta-feira (6) uma reunião com representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para alinhar os preparativos da Conferência Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), prevista para o início de 2026.
O encontro reforça a parceria institucional entre o Governo do Estado e o PNUD na promoção da Agenda 2030 Global e na consolidação do Plano Piauí 2030, eixo orientador das políticas públicas estaduais voltadas ao desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Durante a reunião, foram discutidas diretrizes estratégicas para a estruturação do evento, que deverá reunir gestores públicos, instituições acadêmicas, setor produtivo e organizações da sociedade civil. O objetivo é avaliar os avanços alcançados, identificar desafios e propor novas estratégias para o alcance dos ODS no contexto piauiense.

Releitura piauiense dos ODS une sustentabilidade e patrimônio cultural
Entre os principais temas da reunião, destacou-se o projeto “ODS Rupestres”, uma iniciativa que faz parte da cooperação PNUD–Estado do Piauí (Projeto BRA019), em parceria com o Centro Inteligência e Economia e Estratégia Territorial (CIET) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A proposta consiste em uma releitura visual dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) inspirada na estética das pinturas rupestres do Piauí, encontradas em sítios arqueológicos como os Parques Nacionais da Serra da Capivara e de Sete Cidades
Denominado “ODS Rupestres”, o projeto pretende conectar a agenda global de sustentabilidade à cultura local, valorizando o patrimônio histórico e ambiental do estado. Além do caráter simbólico, a releitura tem forte potencial educativo e turístico, aproximando o público das metas da ONU por meio da arte e da identidade piauiense.
Essa abordagem busca aproximar a agenda global de sustentabilidade da identidade cultural piauiense, promovendo a valorização do patrimônio histórico e ambiental como parte do compromisso com o desenvolvimento sustentável. Além de reforçar a dimensão simbólica dos ODS, o projeto tem caráter educativo e turístico, podendo ser aplicado em escolas, exposições, campanhas e ações de conscientização ambiental e cidadã.
“A Agenda 2030 vem se consolidando no Estado como um importante instrumento que promove a qualidade de vida das pessoas, considerando suas realidades territoriais e o fortalecimento das políticas públicas, com mais eficiência e foco nas comunidades”, explica Bruna Iwata, coordenadora nacional do projeto e diretora de Planejamento Estratégico e Participativo do CIET.
A Conferência Estadual dos ODS também dá continuidade ao comprometimento do Estado em relação às políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Em julho de 2025, durante o Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas (HLPF), em Nova York, o secretário do Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, apresentou o Relatório Local Voluntário (RLV) intitulado “O Piauí e sua Trajetória de Transformação”.
O documento mostrou como o estado tem se destacado nacionalmente ao combinar planejamento estratégico, inovação e políticas públicas integradas para promover avanços sociais, econômicos e ambientais. Entre os resultados, destacam-se o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Nordeste e a expansão do ensino médio integral e técnico.
“O Piauí tem demonstrado que é possível crescer com inclusão, inovação e responsabilidade ambiental. A Conferência Estadual dos ODS será um novo marco nesse compromisso coletivo, reforçando o papel do estado como referência nacional em sustentabilidade”, destacou o secretário Washington Bonfim.

Publicado por: Juliana Andrade