Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Servidores estaduais participam de mais uma etapa de capacitação sobre gestão estratégica

Compartilhar:

O curso visa aprimorar as competências técnicas para a administração pública.

Servidores do Governo do Estado concluíram o módulo 2 do curso de Formação Especializada em Estratégia – Gestão por Objetivos e Avaliação de Desempenho. O curso, voltado para superintendentes, diretores e servidores envolvidos no planejamento estratégico, visa aprimorar as competências técnicas para a administração pública.

Esta capacitação é resultado de uma parceria entre o Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), a Escola de Governo (Egepi) da Secretaria da Administração (Sead), e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa).

WhatsApp Image 2024-07-08 at 11.01.21.jpeg

Essa etapa do curso, realizada de forma online, abordou temas importantes do processo estratégico, incluindo a formulação de missão, visão e valores organizacionais, análise e diagnóstico situacional, e definição de estratégias na administração pública. 

Foram explorados a definição de objetivos, metas e indicadores, e o desenvolvimento de instrumentos de monitoramento, avaliação, e planos de ação e controle de resultados. A abordagem integrou áreas funcionais, equipes e indivíduos, fortalecendo a coesão e a eficácia no planejamento.

Anteriormente, o primeiro módulo, realizado presencialmente em março, focou nos fundamentos do planejamento estratégico, realçando a importância dos indicadores, metas e objetivos. Em junho, também presencialmente, ocorreu a integralização dos conteúdos com a apresentação dos trabalhos finais dos participantes, consolidando o aprendizado e aplicação prática. 

Este curso é parte integrante do esforço para implementar o Centro de Inteligência do Estado e essencial para a capacitação e valorização dos servidores.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo