Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Governador autoriza mais seis obras do Orçamento Participativo para Parnaíba e Teresina

Compartilhar:

Das 88 obras eleitas em 2023, 64,77% foram entregues ou estão em execução pelo Governo do Estado.

O governador Rafael Fonteles autorizou, nesta sexta-feira (10), no Palácio de Karnak, mais seis obras do Programa Orçamento Participativo (OPA) 2023-2024 para Teresina e Parnaíba. O investimento é de R$ 940.140,36 e inclui reforma de centros esportivos, construção de praça, urbanização de área verde e calçamento.

Das 88 obras aprovadas do OPA 2023-2024, um total de 57 já foram entregues ou estão em execução, o que equivale a 64,77% do total. Ao todo, o OPA vai investir R$ 55 milhões no programa em 2024 e objetivo do Governo do Estado é que 100% das obras estejam em execução ainda no primeiro semestre, com conclusão até o fim do ano.

“A gente quer que até o primeiro semestre todas as 88 obras estejam em execução. Esse programa, nessa modalidade moderna e digital, propicia a verdadeira participação popular, efetiva, com o povo escolhendo o que quer para o seu bairro, para a sua comunidade e ainda valoriza os movimentos sociais organizados”, afirmou Rafael Fonteles.

As três obras autorizadas, nesta sexta-feira, para Teresina, são a reforma do Centro Esportivo da Vila Irmã Dulce, urbanização de área verde no bairro e a construção de uma praça na ocupação Jardim do Vale.

Em Parnaíba, as ações incluem construção de calçamento no bairro Sabiazal, recuperação do campo de futebol da comunidade Bebedouro e infraestrutura de acessibilidade. 


OPA Edição 2024/2025

O governador falou ainda sobre a edição 2024/2025 do OPA. Ele disse que, após o resultado técnico das 1.200 propostas sugeridas pela população, as votações para a escolha de novas propostas recomeçarão. “A gente espera chegar a mais de 200 mil votos em obras, para realmente engajar a comunidade naquilo que elas desejam para os seus bairros, suas comunidades”, comentou Rafael.

O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, frisou que a edição 2024/2025 vai incluir a zona rural dos municípios. ”Então, no ano que vem, nós teremos a Secretaria da Agricultura Familiar, Secretaria da Defesa Agropecuária e Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica também participando das atividades do OPA”, afirmou o gestor.

A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, comemorou a participação da população desde o início do programa e, por isso, o governo ampliou o programa em 2024/2205. “A comunidade está cada vez mais confiante. As organizações estão entusiasmadas vendo efetivamente as obras sendo construídas. Gera uma confiança grande também para as comunidades que entraram nos outros municípios: Piripiri, Floriano e Picos”, finalizou a gestora.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo