Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Governo do Piauí divulga propostas do OPA 2024-2025 aptas para votação popular

Compartilhar:

No total, 838 propostas aprovadas vão para votação popular a partir do dia 7 de junho.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Estado das Relações Sociais (Seres), divulgou nesta terça-feira (4) a lista de entidades com propostas deferidas para a segunda fase do Orçamento Participativo (OPA) 2024-2025. A partir do dia 7 de junho, a população poderá votar nas obras e ações que desejam ver executadas em seus bairros ou comunidades no próximo ano. A votação será realizada de forma online, pelo WhatsApp, App Social Colab e Vans do OPA.

Ao todo, 1.255 propostas foram inscritas na primeira fase do OPA 2024-2025. Após análise da Seplan, 411 entidades (228 em Teresina, 39 em Parnaíba, 46 em Picos, 67 em Piripiri e 31 em Floriano) com cadastros válidos tiveram 838 propostas (397 em Teresina, 85 em Parnaíba, 105 em Picos, 178 em Piripiri e 73 em Floriano) consideradas aptas para votação popular.

A equipe técnica do OPA analisou as 1.255 propostas para avaliar a viabilidade de execução de cada uma delas. “Nas análises setoriais, as equipes realizaram visitas in loco para definir os logradouros e as condições de execução das propostas”, explica Adrianne Arruda, superintendente de Planejamento e Orçamento Estadual da Seplan.

As entidades participantes receberão um comunicado por e-mail sobre a situação de suas propostas. “Cada entidade receberá um feedback informando se sua proposta foi apta para votação ou não. Caso a proposta esteja invalidada, o e-mail conterá o motivo da inviabilidade da proposta e/ou da entidade”, detalha a superintendente.

Etapa de votação

Entre os dias 7 e 17 de junho, a população poderá votar nas propostas disponíveis para cada bairro ou região. Cidadãos com mais de 16 anos e CPF podem participar da votação.

Para facilitar o acesso da população, o OPA disponibilizará vans que funcionarão como “cabines móveis” de votação. Os veículos circularão pela zona urbana e rural das cidades. “As vans darão suporte à população em Teresina, Picos, Parnaíba, Piripiri e Floriano”, explica Enia Meneses, diretora de Orçamento Participativo. “Elas são equipadas com internet móvel, tablets, celulares e agentes preparados para tirar dúvidas e auxiliar as pessoas na hora de votar”, complementa a gestora.

Funcionamento das vans:

  • Horários: Dois turnos (manhã e tarde), incluindo finais de semana, com 4 horas cada (8h às 12h e 14h às 18h).
  • Agendamento: As entidades podem solicitar o agendamento da van para seu bairro pelo WhatsApp do Suporte OPA.

Entrega de kits

Durante os dias de votação a equipe do OPA também estará disponibilizando kits para as entidades que tiveram suas propostas aptas para fase de votação.

Cada entidade pode receber o seu material de divulgação das propostas e o kit digital na sede do OPA localizada no seu município.

Após a votação, as propostas vencedoras serão aquelas que obtiverem o maior número de votos em cada município, refletindo a vontade da população. Esse processo democrático fortalece os princípios da governança participativa e promove uma gestão mais transparente e responsiva às necessidades sociais.

Confira as propostas aptas para votação popular do OPA 2024-2025.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo