Piauí se destaca na geração de empregos em abril: 1° do nordeste e com crescimento consistente

O Piauí segue em ritmo acelerado na geração de empregos, consolidando sua posição como um dos estados mais promissores do Nordeste e do Brasil. Em abril de 2024, de acordo com o relatório realizado pelo CEPRO/SEPLAN, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelaram resultados positivos para o estado, o Piauí se manteve na primeira posição no Nordeste em geração de empregos, com um saldo positivo de 3.015 vagas. Esse desempenho supera a média regional e coloca o estado como referência na região.

O resultado de maio confirma a trajetória positiva do Piauí na geração de empregos. Em abril de 2023, o estado já havia registrado um saldo positivo de 2.296 vagas, demonstrando a solidez da economia local. O Piauí se consolidou na 8ª posição entre todos os estados brasileiros em geração de empregos em maio de 2024. A variação relativa do estado ficou 0,07 ponto percentual acima da média nacional e 0,28 ponto percentual acima da média regional, evidenciando o ritmo acelerado do crescimento piauiense.

As atividades com maior aumento na geração de empregos em maio foram:

• Atividades de Organizações Associativas: 460 novas vagas.
  • Construção de edifícios: 232 novas vagas.
  • Fabricação de biocombustíveis: 199 novas vagas.

De acordo com o diretor de Estudos Econômicos e Sociais da CEPRO/SEPLAN, Diarlisson Costa, os resultados positivos do Piauí na geração de empregos demonstram o compromisso do estado com o desenvolvimento econômico e a geração de oportunidades para a sua população. “As políticas públicas direcionadas para o setor produtivo, aliadas ao ambiente favorável para investimentos, contribuem para a consolidação do Piauí como um polo de crescimento e geração de renda no Nordeste e no Brasil”, comenta.