Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan conduz missão de levantamento de dados no Sul do Piauí

Compartilhar:

A visita é uma das etapas do projeto de Mobilidade Socioeconômica que visa alcançar os 100 municípios mais vulneráveis do país.

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro), juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizaram levantamento de dados no sul do Estado. A viagem, que abrangeu visitas aos municípios de Guaribas e Sebastião Barros, faz parte do projeto “Mobilidade Socioeconômica”, que visa promover melhorias substanciais na qualidade de vida nas regiões mais necessitadas do país.

O projeto, liderado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com as secretarias estaduais e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), envolveu uma série de encontros com gestores municipais, lideranças locais, representantes da sociedade civil e visitas a arranjos produtivos nas comunidades de Pitombas, Brejão e Urucu.

Durante a visita, a Gerente de Estudos Sociais da Cepro, Lara Danuta, ressaltou a importância da pesquisa em campo. “Estamos aqui não apenas para observar, mas para aprender com a comunidade. É essa troca de conhecimento que nos permite construir estratégias que são verdadeiramente adaptadas às necessidades locais. Os dados que coletamos aqui serão fundamentais para moldar as iniciativas do projeto e garantir que elas sejam sustentáveis e eficazes”, explica a gerente.

A iniciativa do projeto Mobilidade Socioeconômica visa alcançar os 100 municípios mais vulneráveis do país, com base em análises do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), razão pela qual Guaribas e Sebastião Barros foram escolhidos para esta primeira etapa do levantamento.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo