Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan lança Observatório de Dados do Piauí nesta terça (7), no Karnak

Compartilhar:

Iniciativa busca fornecer dados estratégicos para aprimorar a gestão estadual e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do estado.

A Secretaria do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Monitoramento Estratégico (Sume), Superintendência de Transformação Digital (STDG) e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (Cepro), lançam, nesta terça-feira  (7), no Palácio de Karnak, às 11h30, o “Observatório de dados do Piauí (OBPI): Módulo Socioeconômico”, uma iniciativa que reunirá profissionais comprometidos com a eficiência e transparência na gestão, secretários estaduais e o chefe do Executivo estadual, Rafael Fonteles.

O evento de lançamento tem como foco apresentar novas ferramentas de mapeamento e visualização de dados públicos para o Estado, visando aprimorar a gestão pública e fortalecer a prática de decisões baseadas em evidências pelo observatório. Destacando-se a apresentação do catálogo de dados socioeconômicos, com mais de 500 bancos de dados e 8.000 variáveis, essas informações serão essenciais para decisões assertivas e a construção de estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Plano Piauí 2030.

Raul Bonfim, diretor de Monitoramento de Políticas Públicas da Sume, enfatiza a importância da transparência proporcionada pela ferramenta de dados. “Ao permitir que a comunidade acadêmica e a sociedade civil acompanhem de perto as ações e resultados do governo, há um aumento na prestação de contas e na responsabilidade dos gestores públicos, contribuindo para uma governança mais responsável e eficaz,” ressalta o gestor.

O lançamento do OBPI se soma às iniciativas do Modelo de Gestão Estadual Avançada (MGE), reforçando o compromisso do Estado em fortalecer as práticas de gestão e governança, assegurando que as entregas de bens e serviços sejam realizadas dentro do prazo pactuado entre o governo e a sociedade civil.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo