Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan participa da maior conferência de energias renováveis em Teresina

Compartilhar:

Evento busca estimular a discussão e difusão das novas tecnologias empregadas na geração de energia limpa.

Nesta segunda-feira (3), aconteceu a abertura da Conferência Internacional de Tecnologia das Energias Renováveis (Citer), que visa estimular a discussão e difusão das novas tecnologias empregadas na geração de energia limpa, além de abrir diálogo sobre os riscos e desafios das mudanças climáticas. A solenidade de abertura contou com a presença da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. O evento segue até quarta-feira (5), com uma vasta programação.

A Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan) participa ativamente da Feira de Negócios do evento, com um stand que apresenta os programas inovadores desenvolvidos pela secretaria, São eles: Retribuir, Piauí Sustentável e Inclusivo, OPA, DadosPI e Modelo de Gestão Estadual Avançada (MGE).

A Citer em Teresina é realizada com o apoio do Governo do Piauí, por meio da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), além de diversos parceiros. Com o tema “As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável”, o evento se posiciona e demonstra a prioridade do Piauí em relação ao desenvolvimento sustentável, pautando a geração da energia verde. Atualmente o Piauí é um dos maiores produtores de energia eólica do país, além de apresentar um crescimento exponencial na geração de energia solar.

O Secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, teve a oportunidade de mediar a mesa redonda magna durante a abertura do evento, abordando o tema: “A importância do Marco Legal do Hidrogênio para o Brasil”. A mesa reuniu autoridades e especialistas de renome, que debateram os impactos e as oportunidades geradas por essa nova legislação para o país.

Compuseram a mesa:

  • Rafael Fonteles: Governador do Piauí.
  • Marcelo Castro: Senador Federal.
  • Celso Pansera: Diretor Presidente da Finep.
  • Elbia Gannoum: Presidente executiva da ABEEÓLICA.
  • Bárbara Rubim: Vice-presidente da Geração Distribuída.
  • Fernanda Delgado: Diretora executiva da ABIHV.

A conferência irá contar com diversos painéis simultâneos com líderes e personalidades para gerar discussões sobre as mudanças climáticas e o papel da geração de energias limpas como contramedida para o avanço da degradação ambiental. A conferência conta também com uma Feira de Negócios de Energias Renováveis, onde empresas de diversos tamanhos terão a oportunidade de apresentar seus produtos, criar networking e troca de experiências, atividades de educação ambiental, atividades culturais, intervenções urbanas e visitas técnicas.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo