Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan participa de Seminário Internacional de Planejamento em Brasília

Compartilhar:

O evento teve como propósito a troca de experiências internacionais no setor de planejamento, comparando o modelo brasileiro com práticas estrangeiras.

A Secretaria do Planejamento, por meio da Superintendência de Planejamento e Orçamento Estadual (SUPOE), participou do Seminário Internacional de Boas Práticas de Planejamento de Médio e Longo Prazos, promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) em Brasília.

No evento, que contou com a presença da ministra Simone Tebet, foram discutidas questões relacionadas ao planejamento de políticas públicas, culminando no lançamento do livro “Reconstrução do Planejamento Nacional: Inovações e Desafios do PPA 2024-2027”.

A superintendente da SUPOE, Adrianne Arruda, considera fundamental a construção conjunta do novo PPA para a administração estadual. O plano definirá as diretrizes, objetivos e metas que impulsionarão o desenvolvimento do Piauí, e a participação popular nesse processo é crucial.

“Cerca de 600 pessoas dos 12 territórios piauienses participaram da construção do PPA no estado”, ressalta Adrianne. “Oficinas temáticas e de planejamento tático foram realizadas com todos os órgãos do governo envolvidos no processo.”

O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Governo Federal. Por meio dele, são estabelecidas as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal, abrangendo despesas de capital, como investimentos, e outras decorrentes, bem como programas de duração continuada.

Compartilhar:

Leia também

Pular para o conteúdo