Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan participa do 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias na Bahia

O evento reuniu diversos agentes da gestão pública do país para debater sobre a otimização do gasto público e a efetividade das políticas públicas implementadas.

A Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan), por meio da Superintendência de Monitoramento Estratégico (SUME), participou hoje (21) do 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias em Salvador, Bahia. O evento foi promovido pela Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), através da Diretoria de Transferências e Parcerias da União.

Os Fóruns Regionais ocorrem em diversas unidades da Federação com o propósito de fomentar uma interação mais ampla entre os membros da Rede de Parcerias, reunindo participantes de diferentes esferas governamentais. Durante o evento, foram discutidos temas relevantes, tais como: a importância da atuação em rede para o sucesso das transferências e parcerias da União; o papel do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) no acesso e implementação de políticas públicas; governança e gestão pública na administração estadual e municipal; e captação de recursos, incluindo o contexto do Novo PAC.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

A superintendente de Monitoramento Estratégico, Gabriela Celso, esteve presente junto com o diretor de gestão e repasses, Márcio Joubert, e o gerente de repasses estaduais, Felipe Bennett, representando a Seplan. Ela destacou a importância da participação do Governo do Piauí na rede de parcerias do MGI, ressaltando que essa integração fortalece os laços entre os governos estadual e federal. “Essa colaboração nos permite aprender com as melhores práticas implementadas em todo o país e capacitar nossa equipe para oferecer suporte aos estados, municípios e organizações da sociedade civil na obtenção e utilização de repasses federais”, enfatizou a superintendente.

Atualmente, com mais de 230 parceiros, incluindo Ministérios, Tribunal de Contas da União, Tribunais de Contas estaduais, Controladoria-Geral da União, governos estaduais e municipais, e entidades municipalistas, a Rede de Parcerias propõe uma governança colaborativa que visa aprimorar a gestão das parcerias públicas e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no Obrasgov.br. Essa iniciativa estimula a capacitação, comunicação e transparência, visando ao interesse público.