Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Seplan promove 1ª edição da Semana da Saúde e Bem-estar dos servidores

Como parte da programação, os servidores da secretaria participaram de uma ação solidária para doar sangue ao Hemopi.

Como forma de valorização e reforçando o compromisso com o bem-estar dos servidores da pasta, e em alusão ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e o Dia Mundial da Saúde, celebrados no dia 6 e 7 de abril, a Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplan), por meio do Programa Retribuir, promoveu a primeira edição da Semana da Saúde e Bem-Estar.

O evento, que teve duração de cinco dias, contou com uma série de atividades voltado à promoção de práticas de saúde física e mental com vistas à qualidade de vida e integração da equipe da Seplan. No primeiro dia (8) ocorreu a palestra “Virada de Chave para a Saúde e Bem-Estar”, ministrada pela Doutora Maria Silva no auditório da secretaria. O segundo dia (9) foi dedicado ao Circuito da Saúde, com sessões de ginástica laboral conduzidas pelo educador físico Jesus em todos os setores da secretaria.

No terceiro dia (10), a psicóloga Emília Teresa conduziu a Blitz da Saúde, com foco na promoção do bem-estar mental dos servidores. Foram realizadas atividades como rodas de conversa e orientações sobre saúde mental, além de momentos de reflexão e práticas de autocuidado. Já no quarto dia de evento (11), ocorreu a Caravana da Solidariedade em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

Sana Moraes, assessora de comunicação do Hemopi, expressou sua gratidão ao Programa Retribuir por trazer um grupo de servidores ao hemocentro. “Tivemos a participação de 24 pessoas dispostas a doar sangue, incluindo vários doadores com fator RH negativo, que é um tipo do qual precisamos reforçar o estoque neste momento. Gostaríamos de ressaltar que esta iniciativa serve de exemplo para que outras secretarias e órgãos do governo agendem suas campanhas de doação,” afirmou Sana.

Carlos Roberto, da Diretoria de Planejamento (DPLN) da Superintendência de Planejamento e Orçamento Estadual (SUPOE), comentou que já doou sangue várias vezes, sendo a última doação em 2022. “A doação de sangue é essencial, mas pode ser difícil encaixá-la na rotina diária. Campanhas como esta são ótimas para conscientizar as pessoas sobre a importância de doar sangue e encorajá-las a participar”, disse Carlos.

O último dia (12) da Semana da Saúde e Bem-Estar foi dedicado a uma campanha de vacinação, realizada em parceria com a equipe multiprofissional do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi) e do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Foram oferecidas vacinas contra Hepatite B, Tríplice Viral, Influenza, Febre Amarela e a vacina adsorvida difteria e tétano adulto (dT) para os servidores. Além disso, a equipe de fisioterapia da Faculdade Estácio CEUT proporcionou serviços de relaxamento e massagens para os participantes.

A primeira edição da Semana da Saúde e Bem-Estar terminou com um resultado positivo, incluindo 24 bolsas de sangue doadas ao Hemopi, 108 verificações de pressão arterial e glicemia, 25 consultas com fonoaudióloga, 28 atendimentos com nutricionista e 71 servidores vacinados.