Servidores da Seplan participam de formação sobre Empreendedorismo e Inovação pós aposentadoria

Os servidores da Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (Seplan) por meio do Programa Retribuir, participaram, durante dois dias, do curso “Projeto de Vida Após a Aposentadoria: Desafios e Perspectivas”, programa oferecido pelo Núcleo de Formação da Escola de Governo do Estado do Piauí (NUFAF – EGEPI).

A capacitação com os servidores do Estado tem como objetivo abordar temas relacionados ao empreendedorismo após a aposentadoria, incluindo conceitos teóricos, benefícios e desafios dessa nova fase. As aulas também incluem discussões sobre a importância do planejamento por meio de estratégias para uma gestão eficaz dos recursos durante a aposentadoria, além de apresentar recursos e técnicas práticas para a implementação do plano de vida.

“Esta capacitação foi significativa para nós, servidores, pois nos proporcionou uma visão das oportunidades para continuar contribuindo de forma ativa e produtiva, explorando o empreendedorismo como uma alternativa de carreira”, afirmou a servidora Socorro Oliveira, Assistente de Pesquisa da Seplan e uma das alunas do curso.

Eduardo Figueiredo, professor formador do NUFAF e responsável por ministrar o curso, enfatizou a importância do planejamento pós-aposentadoria. “É fundamental que os servidores se preparem para essa transição. O empreendedorismo oferece muitas oportunidades, mas também requer uma boa dose de planejamento e conhecimento. Nosso objetivo é fornecer as ferramentas necessárias para que possam encarar essa nova etapa com confiança”, explica o professor.

Além dos servidores da Seplan, o curso também contou com a participação de servidores das secretarias estaduais da Administração (Sead), Educação (Seduc), e das Relações Sociais (Seres); do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi); da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) e da Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa); e do Arquivo Público do Estado do Piauí, demonstrando a abrangência e a importância do tema para diferentes áreas do serviço público.