Piauí é contemplado com 239 obras do Novo PAC Seleções para 139 municípios

O resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, programa do Governo Federal quevai destinar recursos para investimentos nos eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva, teve resultado da seleção divulgado na última quinta-feira (7), em evento realizado em Brasília.

No total, foram selecionadas 6.778 obras e empreendimentos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, abrangendo 59% dos municípios do país. A seleção priorizou a cobertura de áreas carentes, seguindo critérios específicos das 16 modalidades. Esses projetos serão executados pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte, totalizando R$ 23 bilhões em investimentos.

Com as propostas selecionadas, o Estado receberá investimentos para 239 obras e equipamentos que irão melhorar o acesso a serviços de saúde, educação e infraestrutura social e inclusiva em 139 municípios. A Casa Civil estima que as obras e os empreendimentos do Novo PAC Seleções alcançarão mais de 2,6 milhões de piauienses, representando 82% da população estadual.

“Estamos atentos ás oportunidades de investimento do Governo Federal e, com o PAC Seleções, ampliamos recursos em áreas fundamentais para o cidadão, especialmente a saúde pública estadual, que terá a oportunidade de contar com mais equipamentos”, afirma o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.

WhatsApp Image 2024-03-08 at 16.12.01 (1).jpeg

Distribuição de Investimentos

Ao todo, os municípios e o Estado foram contemplados com 163 obras e equipamentos no setor da Educação. Isso inclui a construção de 92 creches e escolas de educação infantil, 41 escolas de tempo integral e a entrega de 63 ônibus escolares solicitados pelo governo do Estado.

Na área da Saúde, recursos estão destinados a 61 obras, que englobam a construção de 16 Unidades Básicas de Saúde (UBs), 3 Centros de Parto Normal (CPN), assim como 2 Maternidades com CPN; 3 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); construção de 3 Policlínicas Regionais e (1) Centro Especializado em Reabilitação (CER). Além disso, os municípios receberão a entrega de 18 ambulâncias do SAMU e 15 Unidades Odontológicas Móveis.

“A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) desempenhou um papel crucial ao supervisionar o processo de captação de recursos em conjunto com as demais secretarias estaduais”, explica a superintendente de Monitoramento Estratégico da Seplan, Gabriela Celso.

Quanto à infraestrutura social inclusiva, (4) projetos foram contemplados para realizar a retomada, conclusão e novas obras de restauração em patrimônios históricos; (4) espaços esportivos comunitários  e na construção de (4) Centros Culturais – CEUs.

Lançado em setembro de 2023, o Novo PAC Seleções é uma iniciativa do governo federal que visa atender às principais necessidades e prioridades da população em nível estadual e municipal. O programa prevê um investimento total de R$ 65,2 bilhões para seleções de obras e empreendimentos.

Confira as obras do Piauí