Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN

Piauí conclui eleição dos Conselhos Territoriais e fortalece planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável

Compartilhar:

A Secretaria do Planejamento (Seplan) concluiu as Assembleias de Eleição dos Conselhos de Desenvolvimento Territorial Sustentável para o biênio 2026–2028, contemplando os 12 Territórios de Desenvolvimento do Estado. O processo mobilizou mais de 400 representantes do poder público, da sociedade civil organizada e da iniciativa privada, consolidando uma nova etapa da governança territorial e do planejamento participativo no Piauí.

Instituídos pela Lei Complementar nº 87/2007 e atualizados pela Lei nº 6.967/2017, os Conselhos têm a missão de fortalecer a participação social na formulação, no acompanhamento e na avaliação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional sustentável. Durante as assembleias, realizadas nos formatos presencial e virtual, foram eleitos os integrantes das Diretorias Executivas e dos Núcleos Gestores de cada um dos territórios.

A iniciativa reforça o modelo de planejamento territorial adotado pelo Governo do Estado, baseado na descentralização das decisões, na ampliação do diálogo com os diferentes atores locais e na valorização das potencialidades de cada região para a construção de estratégias de desenvolvimento.

“Esse é um trabalho que reforça a história do estado na construção de uma política de desenvolvimento territorial que considera as características, as potencialidades e as pessoas de cada região. Estamos empenhados em fortalecer essa política pública para que o Estado continue se desenvolvendo com a participação de todos”, destacou a diretora de Planejamento e Inteligência Territorial da Seplan, Bruna Iwata.

A próxima etapa será a capacitação dos conselheiros eleitos. Os novos integrantes participarão de formações voltadas à governança territorial, ao planejamento participativo, ao desenvolvimento regional e aos instrumentos de gestão pública, fortalecendo sua atuação na elaboração, no acompanhamento e na avaliação de políticas públicas.

Compartilhar: